terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Se o governo Lula possui 80% de aprovação, por que Dilma Rouseff enfrenta dificuldades para se eleger? - 22/10/2010

Nos últimos 20 anos pode se observar que o eleitor brasileiro tem mantido uma linha de raciocínio na hora de escolher seu presidente, ou seja, o brasileiro tende a manter governos bem sucedidos, assim como elege seus sucessores, e quando a situação é de crise eles optam pela ruptura e pela escolha de uma nova tendência, porém como estamos falando de uma democracia nova, como a brasileira, ainda não podemos afirmar que está é uma característica do eleitor brasileiro.
Os exemplos dos últimos anos foram:
1. O governo Itamar que elegeu seu então Ministro Fernando Henrique Cardoso, um dos responsáveis por implantar o Plano Real no país;
2. FHC, que obteve excelentes índices de aprovação no seu primeiro mandato, o que acabou por garantir sua reeleição, porém, este mesmo desempenho, só que desta vez negativo, foi o responsável pela derrota do seu Partido para o PT em 2002, quando o país enfrentava uma grave crise financeira;
3. Desde então, o país tem a frente do governo, Luis Inácio Lula da Silva, que se tornou o presidente com os melhores índices de aprovação da história do país, apesar de ter tido um governo cheio de escândalos e casos de corrupção, tanto de seu partido, como da oposição.
Apesar da questão econômica ainda ter um grande peso na decisão do brasileiro, o que enfrentamos em 2010 é uma situação atípica, e que só poderemos esclarecer passado o segundo turno, pois apesar da estável conjuntura econômica, Lula tem enfrentado dificuldades para eleger sua sucessora.
Pela primeira vez na história do país tivemos duas mulheres concorrendo com reais chances de mudar a nossa conjuntura política, Dilma Rouseff e Marina Silva, duas mulheres que nasceram da chamada esquerda brasileira, uma com grande histórico político, desde a criação de um partido a luta em revoluções, mas que nunca teve um mandato eletivo, outra que demorou a entrar na política, e até mesmo a entender o que era política devido à falta de acesso ao conhecimento, mas que foi ministra do atual governo, além dos cargos eletivos que ocupou, uma vinda do PDT para o PT, e a outra que trocou o PT pelo PV, e o homem desta campanha, que tenta pela segunda vez o mandato a presidência, já foi prefeito, governador e bem sucedido ministro, José Serra é oriundo de partidos ditos de direita, e foi a indicação de FHC em 2002, e apesar de ser a segunda vez enfrenta um mesmo problema, Lula.
Nós hoje temos um presidente bem avaliado, vindo da massa, porém com dois problemas: seus eleitores são fiéis a ele, e não ao seu partido, e devido às diversas crises enfrentadas durante seu mandato teve que escolher uma pessoa competente, porém que era quase uma anônima para está massa que o vangloria.
Durante a campanha vieram outros problemas, enquanto Lula tentava fazer de Dilma uma pessoa conhecida, carismática e mostrar ao povo sua competência, os partidos de “direita” tentavam o contrário, pois os que trabalham com política sabem que o eleitor brasileiro ainda é influenciado por questões culturais, religiosas, e que eventos impactantes durante a eleição podem gerar flutuações nos votos, o que não afeta apenas, militantes e filiados, mas já afeta os simpatizantes.
O voto do brasileiro, na sua grande maioria não é partidário, não esta fidelizado em legendas, o que pode explicar o fato do presidente ter 80% de aprovação e Dilma, sua escolhida, hoje ter em média 56% das intenções de voto. Escândalos como o caso Erenice, o fato de ser contra ou a favor do aborto, opção sexual, podem também ter mudado o voto dos politicamente menos envolvidos, aqueles que apesar do preconceito, não se preocupam em buscar se os fatos são verdadeiros, agem de acordo com a opinião da mídia, ou até mesmo de seu vizinho.
Não é possível dizer que Dilma está eleita, seria uma leviandade, no entanto ficou claro que Lula será responsável por pelo menos 90% dos votos da candidata, e que talvez se não houvesse interferências externas, casos de corrupção de aliados, e uma candidata como Marina Silva, que também foi da equipe do presidente, e por ter saído em meio a um escândalo ganhou credibilidade entre a elite brasileira, a eleição teria sido definida no primeiro turno.
O grande problema de Dilma, ou Lula, nesta eleição não foi José Serra, foi Marina, os problemas com algumas posições em temas polêmicos para a sociedade e os casos de corrupção em meio a uma campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário